O capital humano é um dos maiores ativos intangíveis que uma organização pode ter. Empresas são inovadoras por serem feitas de pessoas inovadoras. Sendo assim, a liderança é peça chave para os objetivos organizacionais. Liderar é a arte de entender as pessoas para conquistar corações e mentes. A primeira pessoa a quem um líder deve conhecer é a si mesmo. Ao entender como motivar, distribuir tarefas, organizar equipes de trabalho, estabelecer metas, determinar KPIs e dar feedback, os resultados virão. Ou seja, a liderança de alto desempenho olha constantemente para três dimensões:

– a estratégica, onde terá os objetivos, políticas e processos da organização,

– a situacional, onde dará atenção à equipe, às relações entre membros da equipe e dela com as outras áreas da organização e às complementaridades,

– a específica, onde trabalhará as competências técnicas, as atitudes e comportamentos, bem como motivações e interesses de cada membro de sua equipe.

A compreensão das tarefas, o alinhamento das expectativas e o clima organizacional estimulam boas relações de trabalho e o clima organizacional adequado ao alto desempenho e à inovação.